Em 1996, Técnico em Mineração pela ETFRN partiu para Carajás, sul do Pará, a fim de realizar um sonho, trabalhar na Vale. Estagiário, morava em república com amigos da escola técnica, que também foram selecionados.
No ano seguinte, chegava a Carajás outra turma de estagiários e em uma de muitas festinhas que faziam para recepcionar os novos estagiários, foi oferecida a Eriberto uma bebida que chamavam de GABRIELA, preparada por Sérgio (O Serginho), que fazia parte dessa nova turma. Eriberto achou a bebida muito forte, mas de um sabor marcante. Ao ser informado por Serginho que era feita com cachaça, cravo e canela, tratou logo de deixar a bebida mais leve para o seu paladar acrescentando mel e limão. Assim a GABRIELA passou a ter mais apreciadores e surgiam pedidos para diversas festas e confraternizações que faziam.
Em 2001, 5 anos depois, tendo praticamente alcançado seus objetivos como técnico, resolveu retornar para Natal a fim de estudar mais. E tudo conspirou a favor para que ele viesse fazer o vestibular, pois conseguiu férias para Dezembro e assim realizou as provas. Tinha prometido, se fosse aprovado retornaria, mas não poderia vir de qualquer jeito, então conseguiu uma licença não remunerada por dois anos, e em Abril de 2002 regressava para cursar Engenharia de Materiais, acompanhado da esposa Agleumara, grávida de dois meses de João Lucas, e com a filha Vitória.
Estudante novamente e com família para cuidar, teve que se “virar” como nos tempos de ETFRN, quando comercializava camisetas de serigrafia e não poderia deixar de citar, recebia uma ajuda de custo do seu tio José, e nesse novo momento também teve ajuda da família.
Como em todas as comemorações levava a GABRIELA com ele. E foi numa festa de entrosamento entre calouros e veteranos que ofereceu a bebida aos participantes, até que alguém no meio daquela alegria lhe disse que a bebida era muito boa e que sendo assim, deveria comercializá-la. Então deu o estalo, a lâmpada acendeu e a partir daí o foco foi todo para desenvolver e padronizar a bebida, pois uma coisa era entre amigos, outra era comercializar.
Primeiramente buscou ajuda de um professor da UFRN, que após o incentivar, o aconselhou ir ao Ministério da Agricultura e a Receita Federal para conhecer as leis que regulamentavam as bebidas. Pois bem, foram dois anos de estudo, pesquisas e degustações de bar em bar. Inclusive em 2003, aconteceu um fato curioso, houve um congresso de Engenharia de Materiais em Natal e na ocasião Eriberto, em parceria com uma turma do Ceará, que estava divulgando para que o próximo congresso acontecesse em Fortaleza, providenciou uma degustação, e um dos palestrantes, professor da Unicamp-SP, adotou espontaneamente, a GABRIELA Crav&Canela como um dos patrocinadores de suas palestras neste evento, falando isso para um auditório lotado, “Foi muito bom!”, lembra.
Ao fazer as degustações ouviu dicas para que fizesse uma bebida ainda mais suave, que atendesse também ao público feminino, então a partir dessas informações foi acrescentado o chá de ervas e começou a definir o seu padrão, um padrão comercial para a GABRIELA Crav&Canela, hoje GABI Crav&Canela.
Eriberto lembra que teve que desenvolver sua própria tecnologia, pois não havia referências no mercado para este tipo de bebida, principalmente por se tratar de um produto com ingredientes 100% naturais, o mel de abelhas, o limão, as especiarias, o chá de ervas e a cachaça de alambique, sem nenhum tipo de corante ou saborizante artificial. O limão já é processado no mesmo dia em que é colhido, o mel de abelhas é de florada predominante em marmeleiro para manter o padrão de sempre.
Então em 2004, mais precisamente 28 de Maio, a GABI Crav&Canela recebeu os registros de estabelecimento e de produto do Ministério da Agricultura e o registro especial de engarrafador da Receita Federal.
Oficialmente, começava uma nova história que em 2020 completa 16 anos e é com muita gratidão que ano a ano a empresa, Grau de Pureza Bebidas Ltda, compartilha esse momento com todos, família, amigos, clientes, fornecedores e apreciadores da GABI Crav&Canela.